Yoga ajuda a evitar o ganho de peso na meia-idade, diz pesquisa

22/11/2010 10:00

Retirado do site www.queroviverbem.com.br

Com o avançar da idade as pessoas tendem a ganhar peso.Existem momentos na vida de muitos homens e mulheres que propiciam um maior ganho de peso: parar de fumar, deixar de praticar exercícios físicos, casar-se, engravidar ou entrar na menopausa.

Um novo estudo conduzido por pesquisadores do Fred Hutchinson Cancer Research Center constatou que a prática regular de yoga pode ajudar a prevenir o ganho de peso na meia-idade, em pessoas com peso normal e ainda, pode promover a perda de peso naqueles que estão com sobrepeso ou obesidade.

Financiado pelo Instituto Nacional do Câncer, o estudo envolveu 15.500 homens e mulheres saudáveis de meia-idade (45 a 55 anos), que foram convidados a preencher um relatório sobre as suas atividades físicas (incluindo a prática de yoga) e o histórico de seu peso. O estudo avaliou o impacto do yoga em relação ao ganho de peso, independente de outros fatores, como dieta ou outros tipos de atividade física.

Os pesquisadores descobriram que entre as idades de 45 e 55 anos, a maioria das pessoas ganha cerca de um quilo por ano.No entanto, homens e mulheres que estavam com peso normal aos 45 anos e que praticavam regularmente yoga ganharam cerca de 3 quilos a menos durante este período de 10 anos, quando comparados com aqueles que não praticavam yoga.Para os autores do estudo, a prática regular de yoga foi definida como praticar pelo menos 30 minutos uma vez por semana durante quatro anos ou mais.

Os pesquisadores notaram que o maior efeito da prática regular de yoga foi entre as pessoas que estavam com sobrepeso.Homens e mulheres que apresentavam sobrepeso e que praticavam regularmente o yoga perderam cerca de 5 quilos, enquanto que aqueles que não praticavam yoga ganharam cerca de 6 quilos no mesmo período de 10 anos.

Os autores da pesquisa acreditam que este benefício do yoga esteja mais relacionado com um aumento da consciência corporal do que com a atividade física em si.

Fonte:Fred Hutchinson Cancer Research Center