Por que é importante praticar Yoga nas empresas?

01/03/2012 18:13

Veja os vários aspectos e técnicas que o Yoga possui e que podem ser utilizados nas empresas neste artigo que escrevi originalmente para o portal Yogaway.

 

Yoga traz uma inteligência milenar que integra corpo e mente utilizando-se de técnicas que promovem a qualidade de vida de forma muito eficaz tanto no aspecto físico, como comportamental. Com o estilo de vida cada vez mais sedentário essa prática foi adaptada para o ambiente de trabalho e recebeu o nome de OfficeYOGA ou Yoga Laboral, onde o tempo de duração de cada aplicação varia de 15min à 1h e pode ser usado nos diversos ambientes da empresa sem precisar de uma infraestrutura específica para isso.

Mas por que seria importante para as empresas adotar o Yoga para seus colaboradores?

Porque no Yoga, além dos exercícios físicos (muito parecidos com a ginástica laboral), trabalha-se de forma mais integral com técnicas como: Asana (técnicas corporais), Pranayamas (técnicas respiratórias), Tratakas (exercícios para os olhos) Bandhas (contrações de plexos e glândulas), Mudras (gestos com as mãos), Meditação (controle da atenção), Kriyas (técnicas de purificação), além de alguns princípios éticos como Tapas (superação), Ahimsa (não agressão), Swadhyaya (auto estudo) que são importantes para a boa relação de funcionário-empresa e seu desenvolvimento profissional. Todas elas são trabalhadas em conjunto.

O sores é algo importante para o corpo, pois faz com que ele use um nível de energia para fazer o que precisa ser feito. Mas quando ele atinge um nível constante, começa causar desde tensões musculares, insônia, má alimentação a problemas mais sérios de doenças ocupacionais como LER e DORT a depressão, problemas cardíacos, entre outros.

Para combater o stress o foco do Yoga, como muitos pensam, não é promover o relaxamento, mas um aumento na sua energia! Com mais energia o colaborador realiza suas tarefas de forma melhor e com mais atenção. E se tiver um aumento muito grande no seu nível de tensão, a consciência corporal e respiratória irá ajudar no seu autocontrole.

O Yoga trabalha a consciência do indivíduo, criando um processo de auto-observação e valorização da saúde, o que acaba se estendendo para os momentos fora da empresa procurando cultivar hábitos saudáveis, se alimentando melhor, dormindo melhor, fazendo escolhas melhores e contribuindo para a diminuição do absenteísmo.

A atenção é, basicamente, o que canaliza as forças físicas, mentais e emocionais para uma direção. Colocamos nossa atenção no que achamos importante. Dentro da empresa, um colaborador mais atento é um colaborador mais produtivo.

Mais ainda, atenção também é saúde!

Se você coloca o foco nos problemas, nas dificuldades, na doença, na pressão do trabalho, no prazo curto do projeto, é isso que irá ocupar boa parte do seu tempo mental.

O controle da atenção é à base de trabalho do Yoga. Isso significa que se um colaborador esta atento, está presente de corpo e alma naquilo que esta fazendo. A solução é o foco, não o problema. O compromisso não é apenas com o resultado, pois eles são importantes, mas com a excelência nas ações!

Existe uma infinidade de aplicações para a prática de Yoga nas empresas:

No inicio do expediente quando os funcionários chegam à empresa, após o almoço, em atividades como reuniões, treinamentos e eventos, também são ótimas oportunidades para aplicar o Yoga Laboral ou também o Yoga do Riso, mas esse é para outro artigo.