Centenas de vietnamitas praticam yoga de riso para serem mais felizes

29/09/2011 16:00

Os vietnamitas optaram por um método pouco ortodoxo de alegrar os seus dias. Centenas de pessoas reúnem-se diariamente num parque em Hanoi, capital do país, para uma sessão de riso, pois crêem que tal os ajudará a ser mais felizes e a combater doenças.

O ritual ocorre todos os dias desde 2009, quando centenas de pessoas se juntaram para criar o grupo Yoga do Riso. Os seus membros encontram-se diariamente num parque público em Hanoi onde, durante 45 minutos, partilham risos e gargalhadas à medida que trocam caretas entre si para motivais ainda mais o riso.

O método é simples: juntar risos incontroláveis com a respiração habitual no yoga. De acordo com o Daily Telegraph, especialistas acreditam que esta combinação permite esticar os músculos e estimular a produção de endorfinas, uma substância produzida pelo cérebro humano que se crê ser a responsável pela sensação de bem-estar.

Especialistas à parte, as centenas de pessoas que frequentam o grupo no Vietname acreditam que este hábito matinal lhe permite ser mais felizes, combater as doenças e aliviar os ‘stresses’ do dia-a-dia.

«O riso torna-nos mais jovens, relaxados e felizes», diz uma das participantes do evento. Por outro lado, o orientador das sessões, Le Ahn Son, defende a prática ao dizer que esta «cria uma sociedade mais simpática onde as pessoas passam a ter o hábito de ser mais amigáveis»

A original prática já se estende por mais de seis mil grupos espalhados por 60 países em todo o mundo, depois de ter sido criada na Índia em 1995.

Fonte: sol.sapo.pt