Quem pode praticar Yoga?

03/08/2009 14:43

Por Fabiano C. Benassi

Todas as pessoas que desejam de alguma forma trabalhar o autoconhecimento podem praticar Yoga. Se esse não for o seu objetivo, mas a sua intenção é de usar as técnicas do Yoga como um suporte para seu treino na academia ou se você for um esportista, mesmo assim, o Yoga pode te ajudar.

Muitas pessoas procuram o Yoga como uma forma de melhorar seu desempenho físico, mental ou respiratório, aumentar o alongamento muscular e a flexibilidade articular, controlar emoções como o stress e a ansiedade e alguns distúrbios como insônia ou crise de pânico, além de muitos outros motivos que não estão relacionados com toda a cultura que envolve o Yoga. Em todos esses casos o Yoga pode ajudar.

Algumas pessoas não fazem Yoga por ser uma atividade muito parada, outras por ser muito difícil. Tem aqueles que falam que não conseguem se concentrar, ou não conseguem ficar em uma posição específica, pois falta alongamento na coluna ou pernas. Mas muitas falam que não gostam sem ao menos se dar a oportunidade de fazer algumas aulas.

Não importa qual a sua condição física, mental ou emocional e não importa qual o seu objetivo, o Yoga serve para você! A prática possui três princípios básicos definidos no Yoga Sutra de Patañjali que são: Tapas (superação, queimação), Iswarapranidhana (acreditar na sua força interior) e Swadhyaya (auto-estudo). Esses princípios são vivenciados em todas as técnicas. Se você está fazendo um Ásana (técnica corporal) em uma posição que exige muito esforço muscular, provavelmente está com sua atenção em Tapas. Você pode sentir isso através do tamanho do esforço e do calor produzido. Mas se não tiver Iswarapranidhana, tapas também não existe, pois é preciso ter confiança naquilo que você faz e saber que você é capaz. Você também está com a atenção em Swadhyaya para não exagerar e se machucar e também saber que você sempre pode ir além daquilo que achamos que podemos.

Tudo isso é importante, mas não serve para nada se um componente básico não existir dentro de você e que em Sânscrito é denominado como Bhava, que significa “determinação”, “força de vontade”. Em outras palavras, fisiologicamente, para que você movimente o seu corpo é preciso força elétrica, química e mecânica. A força elétrica vem de seu sistema nervoso, química do coração e pulmões e mecânica através dos seus músculos. Mas tudo isso não pode ser executado sem “Vontade”.

O Yoga não se preocupa com o aspecto fisiológico, mas com o aspecto mítico. Tudo que você precisa para praticar está dentro de você. Então, você irá usar todos esses mecanismos para “construir” dentro do seu corpo o espaço que a prática irá se realizar.

Qualquer pessoa tem condição de praticar, fazendo o que pode para chegar aonde quer, sempre com muita força de vontade e determinação, respeitando suas limitações atuais, sejam elas físicas, como falta de alongamento ou mentais, como dificuldade para se concentrar, criando um pensamento uma vontade, que faz parte de algo abstrato e subjetivo, em uma ação transformadora.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!