Efeito de Sinergia na Prática de Yoga

03/08/2009 14:46

Retirado do site www.yoganataraja.com.br

Por Marcos Taccolini

 

A diversidade de técnicas e estímulos, desde corretamente combinados, é muito importante. Ao treinar essas variações, em várias frentes de atuação, ocorre um efeito de sinergia.
Sinergia é um fenômeno que ocorre quando a atuação conjunta de vários agentes produz um resultado distinto e mais expressivo que sua ação isolada. Na prática, significa que técnicas, esforços e ações serão unidos e alcançar-se-á um resultado final ainda maior que a soma independente dos efeitos das partes isoladas.
As técnicas utilizadas pelo Yoga foram desenvolvidas ao longo de mais de cinco mil anos de experimentação prática: as combinações de técnicas que produziam o efeito desejado eram mantidas; as combinações de técnicas que não produziam efeitos ou geravam efeitos indesejáveis eram eliminadas. Assim, atualmente o praticante tem a seu dispor um conhecimento muito maior que do que nos primórdios do Yoga, cinco mil anos atrás.
Assim, ao aplicarmos vários conjuntos de técnicas totalmente distintas, mas consistente com uma estratégia definida, não ocorre uma dispersão de energia; ao contrário, ocorre uma dinamização e uma sinergia entre as técnicas. Ao se praticar posições de efeitos mais localizados (como abertura pélvica e lateroflexão), o resultado final, a transformação biológica, não pode ser explicado apenas pela soma direta das técnicas praticadas. Novas posições, que não foram treinadas, nem mesmo indiretamente na série, são conquistadas.
É como se você estivesse fornecendo tantos estímulos para o seu corpo que embutem em reforço mútuo, que ele deixasse de interpretar como estímulos localizados sobre um músculo ou órgão, e sim como uma informação sobre a necessidade do indivíduo de atingir um estado de transformação evolutiva completa.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!